quarta-feira, 24 de junho de 2015

O lugar que eu mais gostei até agora: Shore Acres Reserve

28 de maio de 2015

Hoje bati meu recorde de quilometros pedalados em um dia e de elevação acumulada no dia em meus 31 anos de vida. Pedalamos 92km e ganhamos 922 metros de elevação. 92 km é provavelmente muito menos do que muitos dos nossos amigos já fizeram em um dia, mas com peso e subida, mais que isso é um horror para mim!

Dunes City
Hoje também meu pneu furou algumas vezes, herança de um caco de vidro minúsculo do dia anterior.
Trocamos minha câmara 2 vezes e em nenhuma das vezes conseguíamos achar o que estava causando meu pneu esvaziar a cada hora. Começamos a achar que era meu pneu, que já estava cheio de rasgos das vezes anteriores que ele tinha furado. Já estávamos colocando nossa última câmara reserva (agora a terceira do dia) e graças a Deus achamos o vidrinho causador de tanto stress =)

Próxima cidade grande: comprar mais câmaras reserva!

Coos Bay Bridge

29 de maio de 2015

Pegamos o dia para conhecer as redondezas. Todos os ciclistas que estavam conosco se foram para mais um dia puxado de bike e nós, como sempre, ficamos para trás. Afinal, que graça tem fazer um passeio desses e não conhecer nada por perto!?

Destino: Shore Acres, em Cape Arago Reserch Reserve.

Estacionamos nossas bikes, fomos para o que eles chamam de interpretative center, que é um centro de observação, neste caso, da vida marinha. Colocamos nossos pezinhos dentro, tiramos os capacetes e antes mesmo deles passarem das nossas mãos para o banco, o Fe gritou: BALEIA!!! e saímos correndo lá para fora e depois, desesperadamente corremos seguindo a costa na direção que o Fe viu os esguichos. E finalmente, vimos uma gray whale (baleia cinza), a mais comum por aqui!! =)

Shore Acres: a casinha é o centro de observação. Corremos em torno da costa até chegar aqui, onde vimos as baleias e vemos essa paisagem.
o dorso da baleia =)

e mais baleia =)

Quando já não conseguíamos ver as baleias, paramos para ver ao nosso redor: que lugar magnífico!
Uma geologia muito muito diferente e melhor, sem turistas =)

Shore Acres:até agora o meu lugar favorito desde que começamos a viajar =)

Shore Acres

Shore Acres: esse terreno é composto basicamente de arenito. Quando tocávamos nesse chão, a mão ficava facilmente cheia de areia. A areia é compacta o suficiente para formar esse chão ai da foto, mas bastante erodível especialmente pelo mar, ou seja, a água carrega os grãos de areia e desenha essa paisagem. Diferentes níveis de compactação (e de materiais) oferecem diferentes níveis de resistência à erosão, por isso algumas  partes são erodidas  mais fáceis que outras.

Shore Acres: se eu entendi direito, esses buracos no arenito são formados pela evaporação da água do mar. O sal aí também é um agente erosivo

Shore Acres: diferentes níveis de resistência a erosão fizeram com que o mar esculpisse o terremo em vários formatos.

Shore Acres: vista geral

Shore Acres: saindo daqui, ainda vimos um veadinho =)
Shore Acres: na verdade, a verdadeira atração turística de Shore Acres não é a parte que fomos antes, das fotos acima. Esse lugar é especialmente conhecido pelo centro de observação de baleias e por esse jardim. É um jardim imenso e bem cuidado. Antigamente pertencia a uma casa de campo de um casal rico. Eu achei bonito, mas nada demais.

Seguimos caminho e continuamos explorando o Cape Arago (onde fica Shore Acres) quem sabe não víamos outras baleias?

Mais um pouco de Shore Acres
Acabou que não vimos mais baleias. Mas achamos um grupo de pesquisadores com binóculos ótimos que nos permitia ver a carinha de cada um dos leões-marinhos da foto abaixo. Um deles foi um amorzinho, nos recomendou alguns lugares para ir e nos convenceu a ir a um em especial, em que ele pediu a mulher dele em casamento, chamado Point Reyes, na Califórnia. Também nos deu contato de um outro pesquisador que podíamos encontrar lá e ofereceu a casa dele caso passássemos por Corvallis, a cidade onde ele mora ao norte dali.

Pessoas como ele é que fazem essa viagem memorável!

Shore Acres: De onde estávamos podíamos ver mais 3 ou 4 lugares com tantos leões-marinhos quanto esse. Centenas deles.

O mais interessante é que muito próximo a eles estavam as focas, convivendo muito bem juntos.